Fórum Justiça

Memória da 3ª Reunião Geral do Fórum Justiça

24/07/2014

Compartilhe!

 

 
 

 
Realizada no dia 5 de junho de 2014, das 9  às 13 horas, na sala Professor Ricardo Lira, Faculdade de Direito da UERJ, a reunião foi inaugurada com a apresentação dos participantes, durante a qual já foram colocadas percepções sobre a trajetória dos Grupos de Trabalho FJ, instalados no Rio de Janeiro. Tal contexto introduziu o foco do encontro – o rearranjo do Fórum Justiça e as atividades previstas para os próximos dois anos – de modo espontâneo, o que refletiu a sintonia e o empenho dos presentes.
Com base no site FJ, buscou-se informar o estado da arte da iniciativa, divulgando aos presentes as atividades protagonizadas pelo FJ Cidades – Volta Redonda e Ceará -, além das articulações existentes no Pará e Rio Grande do Sul. Mirou-se, igualmente, na redução da agenda de reuniões por parte dos GTs no Rio de Janeiro. Nesse sentido, tiveram lugar falas expositivas sobre as principais inquietações do coletivo, que embasaram a exigência de proposta de rearranjo e que explicariam este diagnóstico.
Encurtamento do tempo social e sobrecarga de trabalho, com particular incidência sobre as facilitadoras dos mencionados GTs, em especial a partir do advento do processo eletrônico no cotidiano da Defensoria Pública, e dificuldade em reunir os atores e organizações sociais com a periodicidade afeita à dinâmica construída pelos GTs, situação que se complexifica face aos desafios postos pelas manifestações. Junto à demanda de atenção dos GTs para exigências políticas imediatas, constituíram-se em fatores indicativos de mudança na conformação do FJ Rio de Janeiro.
Em segundo momento, foi apresentada a proposta de rearranjo do Fórum (condensada nos slides abaixo) em Eixos Temáticos, definidos como campos de interesse, abertos a iniciativas orientadas pelas linhas de atuação do Fórum Justiça e herdeiros do acúmulo de debates desenvolvidos pelos Grupos de Trabalho. Permitem o seguimento das atividades antes restritas à conformação dos GTs, mas abertos a novos formatos capazes de melhor manter o diálogo com os atores e movimentos sociais.
A função dos Eixos é atribuir concretude ao Movimento de Ideias, dinâmica proposta ao Fórum Justiça pelo Prof. José Ricardo Cunha (coordenador do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos Poder Judiciário e Sociedade – DHPJS/UERJ) para a nova etapa que se aproxima. A abordagem de tal dinâmica foi feita pelo referido professor em momento seguinte. Por fim, foram apresentadas as três atividades planejadas para os próximos períodos: i) a construção do Seminário “A Reforma da Justiça no Brasil: uma década de desafios e conquistas, sob um olhar latino-americano”, a ser realizado na UERJ nos dias 3, 4 e 5 de dezembro de 2014; ii) a expansão de fóruns de debates levando-se em conta a parceria com entidades associativas da Defensoria Pública, Universidades e movimentos sociais; iii) incidência no XII Congresso Nacional dos Defensores Públicos, com estímulo à interação entre grupos de pesquisa (setor acadêmico) com foco no Sistema de Justiça e a composição de painel específico que propicie o diálogo entre academia e defensores em uma perspectiva de leitura crítica da conjuntura política da Justiça.
Finda a exposição dos slides, foi aberta a roda de conversa, com a palavra inicial do Prof. José Ricardo, que minuciou a concepção do Movimento de Ideias. Este não se caracterizaria por apresentar demandas corporativas imediatas de reconhecimento ou redistribuição, típicas dos movimentos sociais de primeira geração (sindicatos e movimentos sociais de moradia, p.ex.), nem por tentar potencializar os movimentos de primeira geração em articulações de maior representatividade que permitam melhor diálogo estratégico com o Estado, caso dos movimentos de segunda geração (centrais sindicais e centrais de movimentos sociais, p.ex.).
O Movimento de Ideias se traduziria por suscitar fóruns de debate informados pelas experiências dos movimentos sociais, de modo a aglutinar informações, produção científica, boas práticas. No caso do Fórum Justiça, atuaria disseminando as pautas de democratização do sistema de justiça em localidades, eventos e instituições estratégicas com o objetivo de forçar o alargamento das brechas institucionais a partir do diálogo entre movimentos, setores acadêmicos e atores do sistema de justiça. Com isso, ganharia importância o papel do site como canal universal de comunicação (bi ou trilíngue) a ser vivamente alimentado com relatórios dos debates suscitados, além dos conteúdos indicados acima.
A roda de conversa encaminhou falas que apontavam a importância do lastro do Fórum Justiça com os movimentos sociais e a necessidade de imprimir novos modelos considerando o anterior espectro dos Grupos de Trabalho. Eleição de pauta mínima a ser aprofundada pelos movimentos e encontros com maior intervalo de tempo com o fito de alimentar propostas concretas para a democratização do sistema de justiça foram pontos levantados pelas então facilitadoras. Os grupos interessados ficam responsáveis pela definição das suas novas conformações.
Registre-se, também, crítica referente à forma então adotada pelo FJ que estaria sobrecarregando pauta originária dos movimentos aglutinados com novas tarefas decorrentes das demandas identificadas, desonerando-se, contudo,  de operacionalizar tal trabalho.
A reunião foi encerrada com a ratificação da proposta de rearranjo e com a reafirmação do lastro do Fórum com os movimentos sociais. A dinâmica do Movimento de Ideias não transforma a iniciativa em um movimento virtual ausente de base social. Justo ao contrário: assumindo o momento histórico dos movimentos sociais, levando em conta o trabalho realizado, teve-se por bem a conclusão da etapa dos GTs no Rio de Janeiro em compasso com o aproveitamento do acúmulo obtido para sua propagação em fóruns de debate. Nesse meio tempo, abre-se campo de oportunidades políticas em moldes mais aptos a lidar com a atual temporalidade.
 

Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
free online course
download redmi firmware
Download WordPress Themes
free download udemy course
Titulo Memória da 3ª Reunião Geral do Fórum Justiça.
Memória da 3ª Reunião Geral do Fórum Justiça. Disponível em: https://forumjustica.com.br/biblioteca/3a-reuniao-geral-do-forum-justica/. Acesso em: 19 abr. 2024.