Fórum Justiça

Possíveis rotas para conformação do GT Ibero latino-americano

27/07/2013

Compartilhe!

Histórico: impulsos e apoios

  • EUROsociAL Justiça (área temática do projeto Programa Regional para Coesão Social na América Latina/Comissão Européia): Justiça Como Serviço Público – Encontro em Santa Cruz de La Sierra, 2006.
  • Seminário Interamericano sobre Governo Judicial (Centro de Estudios de Justicia de Las Américas – CEJA/Fundação Carolina-Argentina), Buenos Aires, 2007.
  • 100 Regras de Brasília sobre Acesso à Justiça das Pessoas em Condição de Vulnerabilidade. XIV Conferência Judicial Ibero-americana, Brasília, 2008
  • IV Encontro Internacional de Redes EUROsociAL. Salvador, Bahia, 2009.
  • Seminário sobre as 100 Regras de Brasília para o Acesso à Justiça de Pessoas em Condição de Vulnerabilidade, Associação Estadual dos Defensores Públicos do Estado do Rio de janeiro – ADPERJ, Rio de Janeiro, 2009.
  • II Análise das 100 Regras de Brasília por Instituições do Sistema de Justiça do Cone Sul: O Acesso a Justiça por pessoas em condição de vulnerabilidade – Homenagem ao Catedrático Santos Pastor Prieto, Buenos Aires, 2010.
  • FÓRUM JUSTIÇA: Instalação e Reunião Geral Rio de Janeiro, 2011.
  • SEGUNDA REUNIÃO GERAL FJ, 22 de março de 2013.

A Justiça como Serviço Público Diálogo Europa-América Latina para a Coesão Social Santa Cruz de La Sierra, Bolívia. 2006

Análise das 100 Regras de Brasília por Instituições do Sistema de Justiça do Cone Sul O Acesso a Justiça por pessoas em condição de vulnerabilidade Rio de Janeiro, Brasil – 2009

II Análise das 100 Regras de Brasília por Instituições do Sistema de Justiça do Cone Sul O Acesso a Justiça por pessoas em condição de vulnerabilidade Homenagem ao Catedrático Santos Pastor Prieto Buenos Aires, Argentina – 2010

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que nos convoca quando falamos em diálogos latino/iberoamericanos?

  • A necessidade de refletir em torno das diversas realidades dos países na Região, para além do foco local, promovendo perspectivas transnacionais em torno da Justiça como política pública e como direito estratégico.
  • Partindo do confronto dessas realidades, identificar iniciativas e boas práticas da sociedade civil orientadas à democratização da Justiça. E…
  • …explorar possibilidades de impulso de um movimento mais amplo e contínuo de participação social com potencialidade de promover transformações profundas no processo de democratização do sistema de Justiça na Região, e ainda discutir modelo integrador de justiça (reconhecimento de identidades, redistribuição da riqueza e participação popular).

O que seria então o GT iberoamericano?

Espaço dedicado ao estudo, coleta de dados e análises sobre política judicial, com a implementação de estratégias para a intersecção das pautas do Fórum Justiça com a emanada da Cúpula Ibero-Americana de Justiça, observada a produção do setor acadêmico e o acúmulo de organizações e movimentos sociais da América Latina.

Objetivos gerais:

  • Ampliar a densidade democrática para o setor justiça;
  • Discutir mecanismos inovadores, com potencialidades promissoras, existentes na Região, visando
  • Estimular e incrementar a participação popular na formulação, monitoramento, avaliação e revisão das políticas públicas do sistema de justiça

Ações iniciais propostas (2013 – 2014):

  • Promover a discussão interna sobre as perspectivas que a articulação FJ tem em torno da projeção proposta (do local ao regional).
  • Identificação de possíveis parcerias em outros países da Região.
  • Formar equipe e traçar plano de trabalho para:

(i) sistematizar estado da arte: revisão dos documentos decorrentes de plataformas institucionais interamericanas e ibero-americanas, de relatórios e estudos produzidos pelas agências do Estado, movimentos e organizações sociais e setores acadêmicos, sobre ações da sociedade civil nos países latino-americanos após a emissão das 100 Regras de Brasília e outras prescrições da Cúpula Judicial Ibero americana.

(ii) Concretizar parcerias em outros países da Região.

(iii) Identificar e caracterizar iniciativas inovadoras voltadas para a democratização do Sistema de Justiça, desenvolvidas ou em andamento, por meio de estudo de caso, o que permite conhecer seus limites e possibilidades.

Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
online free course
download intex firmware
Download Nulled WordPress Themes
download udemy paid course for free