Fórum Justiça

Informe Reunião Fórum Justiça e HOMA-Direitos Humanos

03/01/2015

Compartilhe!

02 jan. 2015

Na foto: Manoela Roland, Rosane Lavigne e Vinícius Alves

Na foto: Manoela Roland, Rosane Lavigne e Vinícius Alves

Os integrantes do Fórum Justiça Rosane Lavigne e Vinícius Alves encontraram-se com Manoela Roland, professora de Direito Internacional da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF e coordenadora do HOMA- Centro de Direitos Humanos e Empresas. Esse encontro teve como pauta, dentre outros temas, a experiência do HOMA na articulação para a confecção de tratado internacional referente a temática dos Direitos Humanos e Empresas e as possíveis interseções com a proposta do Fórum Justiça em debater a proposição de uma Convenção Regional de Acesso à Justiça.

         A articulação com multiplicidade de atores detentores de expertise na temática, organizados em rede, bem como a construção de consenso pela base, a partir da ação e do acúmulo dos movimentos sociais, foram apontadas como estratégias essenciais para a sustentação de um processo a longo prazo. Nesse sentido, a coesão dos atores perpassa a identificação de padrões de violação a direitos, que se repetem a nível transnacional, ressalta a integrante do HOMA.

         Do mesmo modo, pensar campanha conjunta sobre Acesso à Justiça e funcionalidade democrática do sistema de justiça na América Latina demandaria identificar obstáculos à vertente democrática da Reforma da Justiça nos países da região e desenhos institucionais que permitiriam avançar em mecanismos de participação popular e políticas de reconhecimento de especificidades e redistribuição de riquezas. Um desses obstáculos seria a deficiente apropriação da linguagem e conceitos dos Direitos Humanos pelas agências do sistema de justiça. A dureza frente às demandas dos movimentos sociais e a permeabilidade seletiva às causas das empresas e conglomerados transnacionais também ilustram tais obstáculos.

         Em colaboração à organização e metodologia do Seminário “Política Judicial Latino-Americana em uma perspectiva da Defensoria Pública”, organizado pelo Fórum Justiça e agendado para dias 05 e 06 de maio de 2015, Manoela sugeriu a montagem de mesas com as temáticas “Reforma da Justiça na América Latina” e “Convenção Regional de Acesso à Justiça”. Sugeriu ainda três frentes de atuação nessa perspectiva: i) Reforma da Justiça; ii) Política Judicial; iii) Shadow Report do Relatório Anual do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.

         Por fim, chegou-se à previsão, sob inspiração da metodologia adotada pelo HOMA  para o “II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS E EMPRESAS”, de convidar os participantes do Seminário FJ a enviarem seus acúmulos sobre o tema do Acesso e Reforma da Justiça em textos curtos de 3 a 5 páginas, a serem publicados sob o formato de cartilhas. Tal instrumento teria por finalidade informar os participantes das experiências e conceitos desenvolvidos nos países da região, produzindo documento base para as ações e debates do Seminário. Também se firmou o interesse de acompanhar as atividades desenvolvidas por cada organização com o intuito de potencializar iniciativas correlatas de interesse comum.

Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
online free course
download samsung firmware
Download Nulled WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
Titulo Informe Reunião Fórum Justiça e HOMA-Direitos Humanos.
Informe Reunião Fórum Justiça e HOMA-Direitos Humanos. Disponível em: https://forumjustica.com.br/biblioteca/informe-reuniao-forum-justica-e-homa-direitos-humanos/. Acesso em: 24 abr. 2024.