Amélia Rocha

Bacharelado em Direito (UFC), Especialista em Direito Privado (UNIFOR) e Mestre em Políticas Públicas e Sociedade (UECE). É Defensora Pública titular do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas e Professora-pesquisadora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Tem experiência acadêmica e prática na área dos Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e prática dos Direitos Humanos, acesso à Justiça, Defensoria Pública e proteção do consumidor. Também pesquisa sobre políticas públicas e ensino jurídico.

Branca Moreira Alves

Feminista, cientista política e advogada – RJ.

Caio Jesus Granduque José

Possui graduação (2006) e mestrado (2009) em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Tem experiência nas áreas de Filosofia do Direito e Direitos Humanos, com ênfase nas filosofias da existência, sobretudo no pensamento de Jean-Paul Sartre e Albert Camus.

Celso Fernandes Campilongo

Professor associado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, professor doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, coordenador de curso de extensão da Sociedade Brasileira de Direito Público e coordenador acadêmico dos grupos de extensão universitária Serviço de Assessoria Jurídica Universitária (SAJU-USP) e Núcleo de Direito à Cidade (Departamento Jurídico XI de Agosto). Atua com ensino e pesquisa nas áreas de Teoria do Direito, Filosofia do Direito e Sociologia Jurídica. Orienta trabalhos acadêmicos principalmente nas seguintes áreas: Teoria do Direito, Filosofia do Direito, Sociologia Jurídica e Teorias Sociais do Direito, Teoria dos Sistemas, Teoria do Direito Econômico.

Conrado Hubner Mendes

Doutor em filosofia do direito pela Universidade de Edimburgo, mestre e doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo. Sua dissertação de mestrado e tese de doutorado foram escolhidas como as melhores do Departamento de Ciência Política da USP nos anos de 2004 e 2008, respectivamente. Recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Teses 2010. Foi Hauser Research Scholar na Escola de Direito da Universidade de Nova Iorque – NYU, Post-Doctoral Fellow no Edinburgh Institute for Advanced Studies in the Humanities, e Yggdrasil Post-Doctoral Fellow no Christian Michelsen Institute (Noruega). É pesquisador licenciado da Escola de Direito da FGV de São Paulo.

Denise Dourado Dora

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1983), mestrado em direito internacional dos direitos humanos pela University of Essex(2000) e em história pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC-FGV).

Fabiana Luci de Oliveira

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2006), com doutorado sanduíche em Sociologia, pela Northwestern University, e pós doutorado em Ciência Política, pela Universidade de São Paulo. Fez especialização em Metodologia de Pesquisa, pela University of Michigan. Tem experiência nas áreas de Sociologia, Metodologia de Pesquisa, Judicial Politics, Survey e Opinião Pública. É professora da Faculdade de Direito da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro, e coordenadora do núcleo de pesquisa do Centro de Justiça e Sociedade, na mesma instituição.

Guilherme Leite Gonçalves

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Sociologia do Direito – Universidade de Salento (2006), Itália. Atualmente, é bolsista do Programa Georg Forster de Pós-Doutorado da Fundação Alexander von Humboldt na Universidade Livre de Berlin e na Universidade de Bremen, ambas na Alemanha. Tem experiência na área de Sociologia do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: direito e modernidade, teoria dos sistemas e direito em sociedades periféricas.

João Batista Damasceno

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), graduado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestre em Ciência do Desporto pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Doutorando em Ciência Política do Programa de Pos-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (PPGCP/UFF). É professor – afastado do exercício – da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ e juiz de direito de entrância especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. É membro da Associação Juizes para a Democracia/AJD.

Luciana Zaffalon

Advogada, com mestrado em administração pública e governo pela FGV-SP, onde cursa agora o doutorado, na mesma area, coordenou por 7 anos, o IDDD – Instituto de Defesa do Direito de Defesa, e atualmente está à frente da Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e da Diretoria de Assuntos Legislativos do Colégio Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas. É empreendedora social da rede Ashoka e participa do Grupo de Estudos e Trabalhos — Mulheres Encarceradas; foi relatora do Grupo de Trabalho Interministerial do Governo Federal Para Análise e Estruturação de Políticas Públicas Para o Encarceramento Feminino. Autora do Livro Uma Fenda na Justiça – a Defensoria Pública e a Construção de Inovações Democráticas.