Dossiê “Crime e Loucura” é publicado após parceria entre IBCCRIM e Fórum Justiça

9 de agosto de 2018

O último número da Revista Brasileira de Ciências Criminais, publicação científica vinculada ao Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e avaliada com o selo Qualis A1, conta com o Dossiê “Crime e Loucura”, coordenado pela professora Dr. Élida Lauris e pela professora e defensora pública Me. Patrícia Magno, articuladoras do Fórum Justiça.

O dossiê é um dos produtos do Seminário Internacional “Defensoria no Cárcere e Luta Antimanicomial”, realizado nos dias 24 a 26 de maios de 2017, quando estiveram reunidos no Rio de Janeiro magistradas/os, defensoras/es públicas/os, profissionais de saúde mental e pesquisadoras/es para apresentar boas práticas e debater os gargalos no programa de desinstitucionalização de pessoas submetidas a medida de segurança no Brasil.

A Edição

RBCCRIM

Clique aqui para acessar a Revista BCCRIM nº 144/2018 e o Dossiê Especial – Crime e Loucura

A publicação busca dar vizibilidade aos indivíduos submetidos à medida de segurança, decisão judicial que representa o encontro do poder punitivo com a loucura. Abarca, assim, textos que tangem diversos saberes relacionados com a temática. “O foco sobre a pessoa com transtornos mentais em conflito com a lei penal pretende fazer dialogar trabalhos que se alimentem do encontro de saberes entre o direito, a psiquiatria e aqueles que se reúnem sob a epígrafe da atenção psicossocial (psicologia, assistência social, dentre outros)”, diz a ementa do dossiê. A inter e a transdisciplinaridades são marcas desse pensamento criminológico crítico que pretende compreender contextos e efeitos que se dão a partir das hipóteses e discussões lançadas pela Lei 10.216/01 em face das medidas de segurança.