Fórum Justiça

Memória da Reunião do Fórum Justiça Ceará

03/09/2017
Democratização do Sistema de JustiçaÍbero Latino-Americano

Compartilhe!

Data: 29.08.2017

Local: Centro de Pastoral (Rua Rodrigues Júnior, 300 – Centro – Fortaleza/CE)

Presentes: Cauã – Cacique Pitaguary; Eliton (DPE); Delano (Adpec); Meiry (Ouvidoria); Juliane (Renap e Cedeca); Beth (DPE); Sandra (NUDHAC); João Alfredo; Rose Marques; Shirley Almeida (Ceará no Clima); Nonato (CPP/Pastorais sociais).

Resumo das Pautas e encaminhamentos:

1.      Caso Aldeia Pitaguary – repasses e encaminhamentos

Tendo em vista o contexto dos conflitos que vem ocorrendo nas terras Pitaguary, com a demanda de um apoio externo e de envolvimento da FUNAI, o Fórum Justiça convocará órgãos do Sistema de Justiça para se somarem na construção de estratégias que possam garantir o direito à terra e a proteção da cultura. Neste sentido, serão chamados MPF; DPU; DPE; MPE; PF; SSPDS; COPDH; CEPIR e organizações para uma reunião conjunta com a FUNAI.

No mesmo sentido, será realizado um acompanhamento do Inquérito Policial instaurado em razão da tentativa de homicídio ocorrida nos últimos dias.

 

2.      Caso Maria Amélia

Será provocada uma Reunião com o Gabinete do Governador para reforçar a necessidade de concessão de um benefício à Maria Amélia. Ficou ainda acordada uma visita do coletivo.

 

3.      Extinção das comarcas pelo TJ/CE – Posicionamento e incidências

Faz-se necessário atualizar as informações a respeito da situação desta proposição, pois houve um recuo do Tribunal de Justiça, mas não sabemos em que medida.

– A despeito dessa atualização, ficou a necessidade de dialogar com a CNBB no sentido de pautar a questão orçamentária do sistema de justiça de um modo geral, para além desse contingenciamento apresentado pelo Judiciário ao Legislativo.

 

4.      Questão das pessoas em situação de rua

Foi feito o repasse a respeito do desmonte das políticas para pessoas em situação de rua em Fortaleza, com extinção e precariedade de equipamentos.

Na ocasião, também foi parabenizada a atuação do NUDHAC, quando deu uma resposta rápida ao caso da norma municipal que visava higienizar o espaço dos terminais de ônibus. Coloca ainda a necessidade de discutir um processo de higienização que tem acontecido ao espelho de São Paulo, com muita possibilidade de ser implantado em Fortaleza.

Ficou como encaminhamento a rearticulação com a Pastoral do povo da Rua (NUDHAC); a produção de um Relatório/Dossiê situacional da política para pessoas em situação de rua, reunindo informações do orçamento público, dos equipamentos e quantitativos de atendimento e quaisquer outros que possam subsidiar uma avaliação da política como um todo; e ainda um diálogo com os Núcleos da DPE, especialmente com os Defensores da Custódia, no sentido de identificar as possibilidades de amenizar a vulnerabilidade das pessoas que não possuem endereço e tem sua prisão mantida por essa razão (articulação com centro Pop);

 

5.      Escritório Dom Aluísio

Existe uma dificuldade de funcionamento do escritório, que consiste em ausência de estrutura e de equipe necessária para trabalhar, em desacordo com o Decreto que o criou. Como encaminhamento, o Fórum Justiça visitará os escritórios de Direitos Humanos que temos no estado (EFTA e EDHAL), na perspectiva de acompanhar o trabalho e identificar demandas e fragilidades que possam ser posteriormente apresentadas aos presidentes das Casas legislativas, assim como às respectivas comissões de Direitos Humanos.

 

6.      FAMA – Fórum Alternativo Mundial da Água

Socializou-se a movimentação em torno do FAMA, que tem como ponto de partida uma contraposição ao Fórum Mundial da Água, que será realizado pelas grandes empresas do ramo. A ideia é reunir um comitê estadual do FAMA, que possa preparar a participação do Ceará neste espaço, que será em março/2018, em Brasília. Como encaminhamento, CPP, Cáritas e Fórum Ceará no Clima vão agendar um momento sobre essa articulação aqui no Ceará.

 

7.      Seminário Litigância estratégica e direito de resistência

Repasse da realização do Seminário em Setembro, realizado pela DPE e Fórum Justiça, apresentando programação e informações. Foi destacada a importância do Fórum Justiça/CE se somar na construção deste Seminário e, sobretudo, no olhar sobre o GT dos movimentos sociais, pautando os caminhos e possibilidades frente ao cenário de criminalização.

8.      Ouvidoria externa

Meiry colocou a necessidade do Fórum Justiça se aproximar da Ouvidoria, além de se somar no debate estratégico em torno da manutenção dos rumos deste órgão. É vital que seja construída uma proposta que possa garantir um processo eleitoral democrático, mas que não permita a participação de quem não está de fato na luta por direitos. Neste sentido, como encaminhamento será oportunamente discutida uma reformulação da resolução que regulamenta o processo eleitoral.

 

 

 

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
udemy free download
download intex firmware
Premium WordPress Themes Download
free online course