Instituto Herrera Flores e Fórum Justiça estreitam suas parcerias

15 de setembro de 2017

 

Foto 14-09-17 12 43 38

 

Na manhã desta quinta-feira, dia 14, a coordenação do Fórum Justiça no Rio de Janeiro visitou a nova sede do Instituto Herrera Flores (IHF) na cidade. Localizado no bairro do Leblon, o espaço busca realizar a ponte com o pensamento crítico e ativista de Herrera Flores, expandindo para o Brasil os projetos e ações que já vem sendo desenvolvido desde 2014 pelo Instituto na Espanha. Essa ponta é instituída em parcerias com organizações e movimentos sociais e professoras e professores universitários a partir de cursos sobre a teoria crítica e a produção de livros de autoria coletiva que impactem a conjuntura política, como aqueles que se destinaram a avaliar a sentença condenatória do ex-presidente Lula e a reforma trabalhista.

Na Espanha, as raízes do Instituto estão no programa de mestrado e doutorado em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Universidade Pablo de Olavide, Sevilha, na qual professores de diferentes origens dão sua contribuição, tendo por norte a concepção de Herrera Flores que conecta a discussão dos direitos humanos com o problema dos modelos econômicos.

Essa inserção mais profunda do IHF no Brasil se combina com o trabalho que vem sendo realizado pelo Fórum Justiça na articulação de setores acadêmicos, movimentos e organizações e atores do sistema de justiça para um modelo de justiça integrador. O Fórum Justiça tem a agregar sua expertise no tema de política judicial e da democratização do sistema de justiça nos cursos a serem implementados pelo IHF, sendo um de seus pontos fortes a capacidade de exprimir análises de conjuntura sobre o sistema de justiça.  Este é um primeiro passo para o intercâmbio de práticas metodológicas, ativação de redes e trocas internacionais no âmbito acadêmico e social entre todo o acumulado programático do Fórum Justiça e do Instituto Herrera Flores.