Fórum Justiça

Roda de Conversa em Florianópolis Articula Advogados Populares, Professores e Defensoras Públicas para Debater Política Judicial e Acesso à Justiça na Região

26/11/2017
Territórios

Compartilhe!

Para a noite do dia 18 de novembro, na Oka de Mani, restaurante do cearense Bob que se retirou em Florianópolis, o Fórum Justiça convidou atores locais para a roda de conversa Movimentos Populares, Assessoria Jurídica Popular & Defensoria Pública: um diálogo necessário, que visava iniciar articulações naquela cidade e apresentar os produtos que se originaram nesse último semestre de trabalho.

Roda de Conversa e confraternização entre FJ e militantes locais em Florianópolis

Roda de Conversa e confraternização entre FJ e militantes locais em Florianópolis

Nessa roda foi feito então o lançamento do e-book “Defensoria Pública, Assessoria Jurídica Popular e Movimentos Sociais e Populares: novos caminhos traçados na concretização do direito de acesso à justiça”, uma obra coletiva que contou com o apoio da ANADEP, da RENAP, do Fórum Justiça e do IPDMS. Rodrigo de Medeiros, responsável pelo texto de apresentação da obra, e Vinícius Alves, um dos coordenadores e autor de um dos artigos, expuseram um pouco sobre o caráter do livro – de materializar uma articulação entre esses segmentos e de condensar o acúmulo reflexivo sobre o acesso à justiça na atual conjuntura – e o desejo de evoluir nessa parceria de modo a serem editados novos volumes no futuro.

Chamada de lançamento do e-book

Chamada de lançamento do e-book

A Casoteca de Litigância Estratégica em Direitos Humanos foi outro produto divulgado. Fruto da catalogação de mais de sessenta casos enviados para o concurso nacional de casos promovido pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro e pelo Fórum Justiça, ocorrido em março, a casoteca se propõe a ser uma ferramenta dinâmica que permite o acesso ao rico acervo de peças processuais, imagens e informações. Ela permite a qualquer interessado, de forma livre e gratuita, a utilização do material para consultas, aulas e apoio para a qualificação profissional em prática jurídica em Direitos Humanos.

Outros produtos divulgados foram os relatórios dos seminários “Litigência Estratégica em Direitos Humanos: usos, sentidos e práticas na Defensoria Pública” e “Defensoria no Cárcere e a Luta Antimanicomial“, que estão disponíveis para acesso gratuito pelo canal do Fórum Justiça no Medium.

Rodrigo de Medeiros apresenta o livro aos presentes

Rodrigo de Medeiros apresenta o livro aos presentes

Além da equipe do FJ completada por Élida Lauris (coordenadora) e Adriana Britto (DP/RJ), estiveram juntos Raquel Engler, designer gráfica, Gabriela Pedroni, advogada e mestranda em Antropologia pela UFSC, Lorena Duarte, advogada da RENAP e assessora parlamentar do vereador Marquito (PSOL-SC), Iuscia Dutra, defensora pública em São Paulo, Emiliano Maldonado, advogado da RENAP e professor na UFSC, e Luís Henrique Orio, professor universitário em São Paulo.

A pequena estrutura da Defensoria Pública catarinense foi uma das pautas mais debatidas, buscando-se conhecer, junto àqueles que atuam no estado, os movimentos sociais e as redes que possam pressionar pela ampliação do serviço de assistência jurídica gratuita ofertada na região. Mais ainda, discutiu-se possível estratégia para avançar na instalação da Ouvidoria Externa da instituição, um debate necessário de ser apropriado pelos atores locais aos quais o FJ se junta para auxiliar no crescimento dessa demanda.

A confraternização terminou com uma rodada de observações sobre os rumos da política judicial e a necessidade de expandir os debates que estão mais avançados no Rio Grande do Sul e no Paraná para dentro do estado de Santa Catarina.

Acesse o álbum com as fotos do evento.

Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
lynda course free download
download coolpad firmware
Download WordPress Themes
free online course