Fórum Justiça

Encontro do Fórum Justiça com integrantes do Ministério Público de la Defensa e Fiscalía de la C.A.B.A.

01/09/2014

Compartilhe!

06 e 07 ago. 2014
Buenos Aires
Este informe tem o intuito de registrar encontros que realizei com integrantes do Ministério Público de la Defensa e Fiscalía de la C.A.B.A.,com a finalidade de divulgar as atividades do GT Ibero Latino-Americano – Fórum Justiça, em especial o Seminário “Política Judicial na América Latina sob a perspectiva da Defensoria Pública”.
Antes de tudo, assinale-se que essa visita não teve ônus econômico para o Fórum Justiça, pois minha atividade prevalente naquela cidade orientou-se a participar das Jornadas Regionales de Feminismo y los desafios de la práxis política, organizado pela Escola de Política e Governo da Universidade Nacional de San Martín, Instituto Interdisciplinario de Estudios de Género – Univesidade de Buenos Aires (UBA)  e Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – FLACSO – sede Uruguay.
Aproveito a oportunidade para relacionar alguns pontos provenientes das reflexões e debates acontecidas no âmbito das Jornadas:

  • Complexidade das estruturas e como as subalternidades lidam com a institucionalidade. A inclusão remete a uma visão de conjunto, articulando várias categorias sociais para além da econômica. É preciso pensar de maneira transversal;
  • Seguir continuamente discutindo o poder, não apenas de um setor ou segmento, mas como um todo – como representação de um sistema político e como cultura patriarcal. Buscar novas práticas, reanalisando medidas de equidade coercitiva – como as cotas, p.ex., aperfeiçoando-as para eliminar a tensão em que se instalam;
  • Como ultrapassar a barreira de institucionalidade sem que se percam os novos conceitos e as categorias sociais emergentes, sem que as demandas oriundas de segmentos em situação de vulnerabilidade sejam diluídas? Como evitar que os conceitos sejam subvertidos?
  • É preciso destacar e assinalar a instituição como fronteira.

Voltando ao registro deste informe, destaco a seguir os dois encontros que oportunizei para tratar de questões atinentes ao Fórum Justiça:
1- Ministério Público de la Defensa: reunião com a Stella Maris, Fernanda Puleio e Juán de Diós Moscoso para lhes expor os objetivos gerais, o histórico e impulsos do Fórum Justiça, a proposta de atuação do GT Ibero Latino-Americano, como detalhado no site FJ. Foi enfatizado o propósito de observar mais detidamente a Cúpula Judicial Ibero-americana, com a finalidade de circunscrever a política judicial produzida no referido espaço de articulação, propiciando análises e estratégias de ação que avancem na construção de um modelo de justiça integrador, em conformidade à Declaração das 100 Regras de Brasília.
Esses pontos ficaram detalhados no material atinente ao Seminário supramencionado, enviado às Defensorias Públicas (lineamientos e convite). A temática objeto da conversa foi recepcionados com interesse e, com a intenção de facilitar a articulação pretendida, nos foi passado o estado da arte da Defensoria Pública instalada nos países na região.
2 – Fiscalía de C.A.B.A: a mesma temática tratada no Ministério Público de la Defensa foi abordada em almoço de trabalho com a Sra. Maria Fernanda Rodríguez. Da mesma forma, o assunto foi recepcionado com entusiasmo porque, dentre outros motivos, coincide com linhas de ação da Fiscalía, como demonstra a participação da entidade na elaboração do informe sobre a aplicação das 100 Regras de Brasília, desenvolvida em parceria com o ILANUD.
 

Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
free download udemy paid course
download mobile firmware
Free Download WordPress Themes
udemy course download free
Titulo Encontro do Fórum Justiça com integrantes do Ministério Público de la Defensa e Fiscalía de la C.A.B.A..
Encontro do Fórum Justiça com integrantes do Ministério Público de la Defensa e Fiscalía de la C.A.B.A.. Disponível em: https://forumjustica.com.br/biblioteca/encontro-do-forum-justica-com-integrantes-do-ministerio-publico-de-la-defensa-e-fiscalia-de-la-c-a-b-a/. Acesso em: 19 abr. 2024.