Fórum Justiça

CARTA DE BELÉM – documento final do I Congresso dos Defensores Públicos do Estado do Pará e do I Encontro dos Defensores Públicos da Região Norte

25/06/2013

Compartilhe!

I CONGRESSO DOS DEFENSORES PÚBLICOS DO ESTADO DO PARÁ E I ENCONTRO DOS DEFENSORES PÚBLICOS DA REGIÃO NORTE


OS DEFENSORES PÚBLICOS DA REGIÃO NORTE, DAS DELEGAÇÕES DOS ESTADOS DO PARÁ, AMAZONAS, RORAIMA, RONDÔNIA, ACRE, AMAPÁ E TOCANTINS, O COLÉGIO DE OUVIDORIAS DAS DEFENSORIAS PÚBLICAS DO BRASIL, PROFISSIONAIS DO DIREITO, MEMBRO DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA, TODOS REUNIDOS NA CAPITAL DO ESTADO DO PARÁ, DURANTE A REALIZAÇÃO DO I CONGRESSO DOS DEFENSORES PÚBLICOS DO ESTADO DO PARÁ E I ENCONTRO DOS DEFENSORES PÚBLICOS DA REGIÃO NORTE, NO PERÍODO DE 19 A 21 DE JUNHO DE 2013:
CONSIDERANDO QUE TODAS AS ATIVIDADES DO I CONGRESSO DOS DEFENSORES PÚBLICOS DO ESTADO DO PARÁ E I ENCONTRO DOS DEFENSORES PÚBLICOS DA REGIÃO NORTE FORAM REALIZADAS COM A CONSCIÊNCIA DE QUE O CRESCIMENTO DA DEFENSORIA PÚBLICA IMPLICA NA ATUAÇÃO EFETIVA E PERMANENTE NA DEFESA DE NOSSOS ASSISTIDOS;
CONSIDERANDO QUE A DEFENSORIA PÚBLICA É INSTITUIÇÃO FUNDAMENTAL À PROMOÇÃO, DEFESA E EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS, COMPETINDO-LHE ASSEGURAR O ACESSO INTEGRAL À JUSTIÇA;
CONSIDERANDO A RELEVÂNCIA DA ATUAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA PARA A DEFESA DA AMAZÔNIA E DOS DIREITOS HUMANOS DOS POVOS HABITANTES DA REGIÃO;
CONSIDERANDO OS PROJETOS DESENVOLVIMENTISTAS IMPLEMENTADOS NA AMAZONIA, BEM A VIOLAÇÃO AOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DAS POPULAÇÕES TRADICIONAIS;
CONSIDERANDO A NECESSIDADE DE FORTALECIMENTO E DA DEFENSORIA PÚBLICA, ESPECIALMENTE DIANTE DA NECESSIDADE DA ADEQUAÇÃO DAS LEIS ESTADUAIS À LC FEDERAL 132.09 E A EC 45.04;
CONSIDERANDO A NECESSIDADE DE EFETIVAR A AUTONOMIA FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA DAS DEFENSORIAS PÚBLICAS DOS ESTADOS DA REGIÃO NORTE;
CONSIDERANDO A NECESSIDADE DA DERRUBADA DO VETO PRESIDENCIAL AO PL 114, QUE INSTITUIA A AUTONOMIA FINANCEIRA DA DEFENSORIA PÚBLICA, NO ÂMBITO DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL;
CONSIDERANDO OS RECLAMOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL, NA BUSCA DA GARANTIA E EFETIVIDADE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS, INDIVIDUAIS E COLETIVOS;
CONSIDERANDO A ATUAÇÃO DO DEFENSOR PÚBLICO JUNTO AOS MOVIMENTOS SOCIAIS, A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA E OS GRUPOS VULNERÁVEIS;
APRESENTAM AS SEGUINTES PROPOSIÇÕES:
1. FOMENTAR A ATUAÇÃO COLETIVA DAS DEFENSORIAS PÚBLICAS DA REGIÃO NORTE, JUDICIAL E EXTRAJUDICIALMENTE, NA DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS, SEMPRE COM DIÁLOGO E APROXIMAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA E POPULAÇÕES ENVOLVIDAS, COM ESPECIAL ATENÇÃO AOS CONFLITOS SOCIO-AMBIENTAIS EM DECORRÊNCIA DE GRANDES PROJETOS NA REGIÃO AMAZÔNICA.
2. RECONHECER QUE O ACESSO À TERRA É PALCO DE CONFLITOS, DADAS AS TENSÕES SOCAIS ENVOLVIDAS, BEM COMO A NOTÓRIA DIFICULDADE REGISTRAL, A SE DEMANDAR O FORTALECIMENTO DAS RELAÇÕES INTERINSTITUCIONAIS PAEA EVITAREM QUE MEDIDAS POSSESSÓRIAS SEJAM APLICADAS SEM VIOLÊNCIA.
3. FOMENTAR A CRIAÇÃO DE DEFENSORIAS PÚBLICAS AGRÁRIAS EM TODA A REGIÃO NORTE, BEM COMO DE PROMOTORIAS E VARAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS, TENDO EM VISTA A NECESSIDADE DE INCLUIR NAS VARAS ESPECIALIZADAS O JULGAMENTO DE LIDES ENVOLVENDO IMPACTOS SÓCIOAMBIENTAIS.
4. ESTIMULAR A CRIAÇÃO DE CAMARAS AGRÁRIAS EM TODOS OS TRIBUNAIS DE JUSTIÇA DOS ESTADOS DA REGIÃO NORTE, COM COMPETENCIA PARA JULGAR OS RECURSOS ORIUNDOS DAS VARAS AGRÁRIAS, A FIM DE GARANTIR O PRINCÍPIO A CONTINUIDADE DO PRINCÍPIO DA ESPECIALIZAÇÃO DOS ÓRGÃOS JUDICIÁRIOS COM COMPETENCIA PARA AS QUESTÕES AGRÁRIAS.
5. PROVOCAR A DESIGNAÇÃO DE DEFENSORES PÚBLICOS DE REFERÊNCIA EM CAUSAS AGRO-AMBIENTAIS NO SEGUNDO GRAU DE JURISDIÇÃO E JUNTO AOS TRIBUNAIS SUPERIORES.
6. EXORTAR ÀS DEFENSORIAS PÚBLICAS DA REGIÃO NORTE A FOMENTAR A QUALIFICAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS DEFENSORES PÚBLICOS EM RELAÇÃO AOS DOCUMENTOS E INSTRUMENTOS INTERNACIONAIS DE DEFESA DE DIREITOS HUMANOS E AOS ÓRGÃOS DOS SISTEMAS INTERNACIONAIS DE PROTEÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS.
7. ESTRUTURAR AS DEFENSORIAS PÚBLICAS DA REGIÃO NORTE COM EQUIPES INTERDISCIPLINARES INCUMBIDAS DE SUBSIDIAR E AUXILIAR AS ATIVIDADES DOS DEFENSORES PÚBLICOS NA ÁREA DE DIREITO DE FAMÍLIA, BEM COMO A CONTÍNUA CAPACITAÇÃO DOS MEMBROS EM ATUAÇÃO NESTA ÁREA.
8. INSTITUIR E IMPLANTAR A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO AMAPÁ NOS MOLDES PRECONIZADOS PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E LEI ORGÂNICA NACIONAL.
9. ENCAMINHAR A ADEQUAÇÃO, EM TODOS OS ESTADOS DA REGIÃO NORTE, DAS LEIS ESTADUAIS À LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 132/2009 E À EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 45/2004, PARA GARANTIR A UNIVERSALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA JURÍDICA PLENA, GRATUITA E DE QUALIDADE, A INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA DA DEFENSORIA PÚBLICA E OS MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL.
10. APOIAR A REIVINDICAÇÃO DA CATEGORIA DOS DEFENSORES PÚBLICOS DO ESTADO DO PARÁ , NO SENTIDO DO PODER EXECUTIVO ENCAMINHAR PROJETO DE LEI QUE READEQUA A LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL Nº 054/2006 À EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 45/2004, À LEI FEDERAL 80/1994, COM AS ALTERAÇÕES DA LEI COMPLEMENTAR Nº 132/2009, AO PODER LEGISLATIVO PARA VOTAÇÃO E APROVAÇÃO.
11. CRIAÇÃO IMEDIATA DAS OUVIDORIAS EXTERNAS DAS DEFENSORIAS PÚBLICAS DOS ESTADOS DA REGIÃO NORTE, NOS MOLDES PROPOSTOS PELA LEI COMPLEMENTAR Nº 132/2009, COM OUVIDORES ORIUNDOS DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA, QUE NÃO SEJA MEMBRO INTEGRANTE DE CARREIRA, ATIVO OU INATIVO.
12. AMPLIAR E FORTALECER O DIÁLOGO COM A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA E MOVIMENTOS SOCIAIS, COMO FORMA DE GARANTIR ASSISTÊNCIA E ORIENTAÇÃO JURÍDICA ÀS DEMANDAS POR ELES APRESENTADAS, MAS TAMBÉM COMO FORMA DE FORTALECIMENTO DA PRÓPRIA DEFENSORIA PÚBLICA.
13. FORTALECER A IMPLANTAÇÃO DO FÓRUM JUSTIÇA NO ESTADO DO PARÁ E DE RONDÔNIA, E APOIAR A INSTALAÇÃO NOS DEMAIS ESTADOS DA REGIÃO NORTE.
14. FOMENTAR A ESTRUTURAÇÃO DE COMITÊS ESTADUAIS DE SAÚDE, CONFORME JÁ PRECONIZADO PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, PARA PERMITIR MAIS CÉLERE SOLUÇÃO DOS CLAMORES E CONFLITOS COM O PODER PÚBLICO DECORRENTES DA DEFICIÊNCIA NO FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS E TRATAMENTOS MÉDICOS.
15. ATUAR JUNTO AO PODER PÚBLICO, A FIM DE POSSIBILITAR A DESTINAÇÃO DE MAIORES RECURSOS PARA A SAÚDE PÚBLICA, FORTALECENDO O ATENDIMENTO COLETIVO E ATENDENDO OS ANSEIOS DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA.
16. FOMENTAR A CRIAÇÃO DE NÚCLEOS ESPECIALIZADOS EM DIREITO SANITÁRIO;
17. ESTIMULAR A DISCUSSÃO DE TESES RELEVANTES A DEFESA NO PROCESSO PENAL, FORMATANDO ENUNCIADOS E ORIENTAÇÕES QUE SUBSIDIEM A ATUAÇÃO DO DEFENSOR CRIMINAL.
18. FORTALECER OS CONSELHOS SUPERIORES, PERMITINDO: O ACESSO DE TODAS AS CATEGORIAS DA CARREIRA AO CARGO DE CONSELHEIRO, NOS MOLDES DA LC 80.94 ALTERADA PELA LC 132.09; O INCREMENTO DO DIÁLOGO DA GESTÃO COM OS CONSELHEIROS, TENDO EM VISTA A NECESSIDADE DE REGULAMENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO; AMPLA DIVULGAÇÃO DAS SESSÕES E DO CONTEÚDO DOS DEBATES; E A PARTICIPAÇÃO DOS OUVIDORES NO COLEGIADO.
19. ARTICULAR JUNTO AOS PARLAMENTARES E A SOCIEDADE CIVIL A DERRUBADA DO VETO PRESIDENCIAL AO PL 114, A FIM DE EFETIVAR A AUTONOMIA FINANCEIRA A DEFENSORIA PÚBLICA.
20. FOMENTAR A TROCA DE CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIAS ENTRE OS MEMBROS DE CONSELHO SUPERIOR DAS DEFENSORIAS PÚBLICAS, POR MEIO DE ENCONTROS REGIONAIS.
21. ARTICULAR JUNTO AO CONGRESSO NACIONAL E DEMAIS LIDERANÇAS DA SOCIEDADE A APROVAÇÃO DA CHAMADA PEC DAS COMARCAS, A POSSIBILITAR O MAIS AMPLO ACESSO À JUSTIÇA.
Conclusão
E por serem estas as conclusões, os Defensores Públicos, demais profissionais do direito e membros da sociedade civil presentes ao I CONGRESSO DOS DEFENSORES PÚBLICOS DO ESTADO DO PARÁ e I ENCONTRO DOS DEFENSORES PÚBLICOS DA REGIÃO NORTE , no dia vinte e um de junho de 2013, aprovam a presente CARTA DE BELÉM, que deve servir como documento de referência para políticas institucionais da Defensoria Pública e paradigma de atuação dos Defensores Públicos, cujos conhecimentos adquiridos deverão ser aplicados nos órgãos de atuação.
Belém, 21 de junho de 2013

Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
udemy course download free
download karbonn firmware
Download Nulled WordPress Themes
lynda course free download
Title CARTA DE BELÉM – documento final do I Congresso dos Defensores Públicos do Estado do Pará e do I Encontro dos Defensores Públicos da Região Norte.
CARTA DE BELÉM – documento final do I Congresso dos Defensores Públicos do Estado do Pará e do I Encontro dos Defensores Públicos da Região Norte. Retrieved 20 abr. 2024, from https://forumjustica.com.br/en/biblioteca/carta-de-belem/.