Fórum Justiça

Contribuição ao CEDAW Draft General Recommendation on Women’s Access to Justice

17/12/2014

Compartilhe!

08 set. 2014

CEDAW draft

Na foto: Rosane Lavigne, Silvia Pimentel, Maíra Fernandes e Bernardo Campinho

Nesta data ocorreu reunião de trabalho entre Silvia Pimentel – integrante do Comitê para a Eliminação de todas as formas de Discriminação contra a Mulher – CEDAW –, Maíra Fernandes – integrante da OAB-Mulher e do CLADEM/Brasil –, Bernardo Campinho – presidente da Comissão de Bioética e de Biodireito da OAB-RJ – e Rosane M. Reis Lavigne – defensora pública – RJ e membro do Fórum Justiça – tendo por objeto de discussão o texto CEDAW Draft General Recommendation on Women’s Access to Justice. Enviou também contribuições ao texto Beatriz Galli – IPAS e Cladem/Brasil, com ênfase aos direitos sexuais e reprodutivos.

Ao início, foi apresentado o Fórum Justiça como espaço aberto a organizações e movimentos sociais, setores acadêmicos, estudantes, bem como agentes públicos do sistema de justiça e outros atores que se mostrem interessados em discutir justiça como serviço público e a debater política judicial no Brasil, observado o contexto ibero latino-americano.

Nesse bojo, os presentes atentaram para a necessidade de desenhar conceito capaz de corresponder a demandas por mecanismos de suporte aos direitos, conjugados à pauta de reconhecimento de especificidades e redistribuição de riquezas e inseridos em uma dinâmica ativa do sistema de justiça. Assinalou-se, então, a importância de se pôr em destaque a funcionalidade das instituições, estruturas e agências vinculadas ao eixo da democracia e segundo o paradigma dos direitos humanos.

Com isso, pretende-se ressaltar a centralidade de processos democráticos responsivos, característicos da percepção da justiça como serviço público, impulsionada por meios e fins orientados por política judicial garantidora dos direitos humanos e da igualdade de gênero. E, com isso, pretende-se, também, seja adotado modelo integrador de justiça, em conformidade com às “100 Regras de Brasília para o Acesso à Justiça das Pessoas em Condição de Vulnerabilidade” a respectiva Declaração.

A partir dessas exposições foi acrescentado ao referido draft a funcionalidade democrática como característica essencial ao sistema de justiça orientado a efetivar direitos.

Maíra Fernandes e Bernardo Campinho apontaram, ainda na perspectiva de gênero, a relevância de se construir marcos legais dirigidos à segurança dos direitos da mulher em ambiente virtual.

Realizado o debate das propostas apresentadas, a Professora Silvia Pimentel incorporou-as ao draft. Esse documento será objeto de análise pelo Comitê CEDAW em reunião futura.

Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
udemy free download
download karbonn firmware
Download Premium WordPress Themes Free
download udemy paid course for free
Titulo Contribuição ao CEDAW Draft General Recommendation on Women’s Access to Justice.
Contribuição ao CEDAW Draft General Recommendation on Women’s Access to Justice. Acesso em 19 abr. 2024, disponível em https://forumjustica.com.br/es/biblioteca/contribuicao-ao-cedaw-draft-general-recommendation-on-womens-access-to-justice/.