Fórum Justiça

Fórum Justiça participa do 2º Encontro Nacional Ministério Público & Movimentos Sociais

08/11/2014

Compartilhe!

05 e 06 nov. 2014
Brasília
CNMP
 
A Articulação Fórum Justiça e o Fórum Justiça Ceará participaram, ao lado de organizações pertencentes à JusDH e à Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma Política e outros movimentos, do 2º Encontro Nacional do Ministério Público & Movimentos Sociais, realizado no Memorial Darcy Ribeiro, na Universidade de Brasília. O Encontro foi promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP e contou com onze grupos de trabalho em temáticas relacionadas aos Direitos Humanos.
O Fórum Justiça Ceará integrou o GT – “Combate ao uso indiscriminado de agrotóxicos” apresentando seu acúmulo na defesa dos interesses da população de agricultores e camponeses do Estado, bem como defendendo a importância da questão do território e as implicações que um sistema de justiça seletivo e conservador produz na gestão do espaço produtivo. Saúde e segurança alimentar também foram eixos da contribuição dada pelo Fórum nesse grupo de trabalho.
A Articulação Fórum Justiça, por sua vez, ocupou-se GT – “Combate à corrupção, transparência e controle social”, inserindo no debate as pautas do Fórum atinentes à participação social dentro das agências do sistema de justiça, no caso, o Ministério Público. Procurou-se, assim, inverter a concepção tradicional que delega ao MP a fiscalização e a promoção do controle social nas demais instituições, ao ser alegada a necessidade de abertura democrática à participação dentro do próprio MP. Partiu-se da percepção de que em certas situações a Instituição se coloca distante da sociedade civil, além de exercer relevante papel na criminalização de movimentos sociais.
Nesse sentido, foi feita a defesa de propostas que avançam na participação popular nas agências do sistema de justiça, sendo elas: (i) implementação de Ouvidorias Externas, nos moldes da LC 132/09; (ii) audiências públicas prévias aos editais de concursos públicos para a carreira com fim de questionar modelo que exige postura criminalizante e conservadora para acesso; (iii) realização de Ciclo de Conferências para definição de estratégias de ação institucionais; (iv) estágios preparatórios com movimentos sociais e vivência em situações de conflito judicial coletivo para ingressantes, e (v) o acréscimo de um grupo de trabalho sobre o Tema “Direitos Humanos, Política Criminal e Sistema Penitenciário” para abordar o tema da criminalização no próximo Encontro.
Ao final, foi realizada, em nome do Fórum Justiça, fala de agradecimento e parabenização ao CNMP pela iniciativa, desejando a replicação do momento e implementação dos consensos extraídos de modo que o Encontro não implique efeito meramente simbólico e ideológico. Foi apontado, também, o objetivo de que a participação popular no âmbito das instituições do sistema de justiça não se restrinja à esfera da consulta, mas que ganhe cada vez mais efetivo espaço no quadro de poder das instituições.

Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
lynda course free download
download redmi firmware
Download WordPress Themes Free
download udemy paid course for free
Titulo Fórum Justiça participa do 2º Encontro Nacional Ministério Público & Movimentos Sociais.
Fórum Justiça participa do 2º Encontro Nacional Ministério Público & Movimentos Sociais. Acesso em 25 abr. 2024, disponível em https://forumjustica.com.br/es/biblioteca/forum-justica-participa-do-2o-encontro-nacional-do-ministerio-publico-movimentos-sociais/.