Fórum Justiça

Participação nas Sesiones Ordinaria y Extraordinaria Anuales del Bloque de Defensores Públicos del MERCOSUR – BLODEPM

10/11/2014

Compartilhe!

4 nov. 2014
Caracas, VenezuelaCARACAS
Por ocasião das Sesiones Ordinaria y Extraordinaria Anuales del Bloque de Defensores Públicos del MERCOSUR – BLODEPM, o Projeto dos Seminários FJ 2015 foi debatido por representantes institucionais e associativos das Defensorias Públicas de Brasil, Argentina, Venezuela e Chile.
O tema dos Seminários FJ 2015, inserido na pauta da reunião, foi defendido por Stella Maris Martínez, Defensora Pública Geral da Nação Argentina e recém-eleita Secretária Geral do Bloco. Ao final das deliberações, foi definida a participação de pelo menos um representante da Associação Interamericana de Defensorias Públicas – AIDEF ou do Bloco em cada atividade preparatória aos Seminários. Esse representante cumpriria a finalidade de reportar os debates às respectivas associações.
Na mesma oportunidade, ocorreu o «I Congreso Internacional de Derecho. Buenas Prácticas en materia de acceso a la justicia: hacia la construcción de una sociedad más justa», A fala inicial do encontro foi proporcionada pelo Professor José Cafferata Nores, titular de Processo Penal da Universidade Nacional de Córdoba – Argentina, que atentou para a necessidade de se conferir maior rol à assistência de acusação nos rumos da persecução criminal, de modo a garantir participação da vítima frente ao monopólio do Ministério Público. Como pano de fundo visa-se, principalmente, ações envolvendo populações em situação de vulnerabilidade, casos em que, por vezes, o parquet desiste da ação penal por naturalizar “a ordem dada” ou mesmo reproduzir estereótipos. Outro ponto levantado foi o de ampliar a participação popular no processo penal, adicionando competências ao tribunal do júri para crimes de lesa humanidade.
Em diálogo com o Professor Cafferata Nores, ele se mostrou solidário às pautas do Fórum Justiça, colocando-se solícito em colaborar com formulações e atividades. Elemento fortemente assinalado por ele constitui-se em investir na base do sistema do sistema de justiça, com participação para além das cúpulas institucionais, para que se solidifique a temática da funcionalidade democrática nas agências do referido sistema.
Seguindo esse modelo, o Bloco de Defensores Públicos Oficiais do Mercosul encaminhou três representantes oriundos da Defensa Pública venezuelana para acompanhar a 1ª Atividade Preparatória nos dias 02 e 03 de dezembro. A 2ª Atividade Preparatória contará com representante da AIDEF, oriundo do Ministerio Público de la Defensa argentino.

Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
download udemy paid course for free
download lenevo firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy free download
Titulo Participação nas Sesiones Ordinaria y Extraordinaria Anuales del Bloque de Defensores Públicos del MERCOSUR – BLODEPM.
Participação nas Sesiones Ordinaria y Extraordinaria Anuales del Bloque de Defensores Públicos del MERCOSUR – BLODEPM. Acesso em 18 abr. 2024, disponível em https://forumjustica.com.br/es/biblioteca/participacao-nas-sesiones-ordinaria-y-extraordinaria-anuales-del-bloque-de-defensores-publicos-del-mercosur-blodepm/.