Fórum Justiça

Reunião do Fórum Justiça debate Questão Indígena e Conflitos Agrários

26/08/2018
Territórios

Compartilhe!

28 de agosto

O Fórum Justiça no Rio Grande do Sul reuniu-se neste dia 24 de agosto de 2018 na COCEARGS, em Porto Algre-RS. Estiveram presentes: Danni Cazarotto (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra- MST), Lucimar Siqueira (Coletivo Cidade Que Queremos- POA), Renato Barcelos (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia- ABJD), Rodrigo de Medeiros ( Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares-RENAP) e Sandro Luckmann ( Conselho de Missão entre Povos Indígenas- COMIN). Na oportunidade discutiu-se as seguintes pautas:

Danos causados aos indígenas do Rio Grande do Sul pela Ditadura Militar: Sandro trouxe uma série de documentos da época e notícias. Rodrigo informou sobre a coleta de depoimentos e a experiência da Ação do Ministério Público Federal para a reparação dos danos sofridos pelos Krenak, em Minas Gerais. Continuarão coletando informações materiais para uma ação mais efetiva das instituições públicas;

Retomada dos Guarni Mbya na Ponta do Arado no Belém Novo ( Porto Algre-RS): Lucimar fez o relato da atual situação. O Fórum Justiça se somará nos próximos passos de solidariedade à retomada.

Articulação pela Preservação dos Seres e da Biodiversidade- APIS: Renato deu informe sobre esta articulação que trata das abelhas atingidas pelo agrotóxico, pelo modelo de produção do agronegócio. Dia 23 de novembro será o lançamento desta articulação, às 10 horas, no Auditório da Estação Terras Baixas-ETB, Campus Universiário em Capão do Leão-RS.

Lei da Grilagem ( Lei 13.465/2017): Lucimar trouxe o relato sobre o debate que está se realizando em Porto Algre sobre a lei. Rodrigo deu o informe sobre a vinda do Sergio Sauer da UNB à Porto Alegre e da atividade que será organizada em setembro.

Construção da nova Ponte sobre o Guaíba: Rodrigo deu o informe sobre a audiência Pública realizada pelo Ministério Público Federal e a situação de violação das famílias. Rodrigo e Renato irão atuar junto com o CDES e a AVESOL nos próximos encaminhamentos que serão tomados.
A próxima reunião do Fórum Justiça no Rio Grande do Sul será dia 28 de setembro, 15 horas, novamente na COCEARGS.

Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
online free course
download lenevo firmware
Premium WordPress Themes Download
download udemy paid course for free