O Fórum Justiça apresenta a publicação “Dinâmicas de reprodução e enfrentamento ao racismo institucional na Defensoria Pública”, resultado da parceria do Fórum Justiça com a Criola. A pesquisa oferece um panorama geral sobre como as Defensorias Públicas dos Estados se estruturam para o enfrentamento ao racismo e reconhecimento da desigualdade racial.
Com produção de dados, reflexão conceitual estratégica, realização de reuniões, publicações e eventos, bem como intervenções in loco, ao longo desta pesquisa promoveram-se ações dedicadas à luta contra a desigualdade racial no sistema de justiça. Portanto, essa publicação faz um diagnóstico da estruturação e da atuação institucional das Defensorias Públicas dos Estados no enfrentamento ao racismo e no reconhecimento da desigualdade racial. Nesse sentido, foi produzida informação acerca da composição e atuação desta instituição, em especial a produção de dados quantitativos e qualitativos gerais acerca da sua atuação e funcionamento face às dinâmicas de racismo institucional.
A pesquisa esteve a cargo de Ana Miria Carinhanha e incluiu diversas etapas, começando em 2017 que culminou na estruturação de quatro eixos principais.
Para acessar a publicação, clique aqui.