Reconhecimento, redistribuição e participação popular: por uma política judicial integradora

Seminário que discutirá Democratização e Reforma da Justiça abre chamada de trabalhos

Chamada para envio de trabalhos

Seminário Reforma da Justiça no Brasil: uma década de desafios e conquistas em uma perspectiva latino-americana

Está aberto prazo para submissão de trabalhos para o Seminário “Reforma da Justiça no Brasil: uma década de desafios e conquistas em uma perspectiva latino-americana”.

O Fórum Justiça e o Grupo de Pesquisa Institucional Direitos Humanos, Poder Judiciário e Sociedade – DHPJS/UERJ, com o propósito de congregar trabalhos e pesquisas que permitam uma melhor compreensão do processo de Reforma da Justiça no Brasil e nos demais países da América Latina e do movimento de democratização do Sistema de Justiça, bem como tendo em vista a implementação de mecanismos de participação social como ferramentais estratégicos na proteção dos direitos humanos e no acesso à justiça, tornam público este edital para submissão de trabalhos.

Os trabalhos selecionados comporão os anais do evento (com ISSN) e serão apresentados no Seminário “Reforma da Justiça no Brasil: uma década de desafios e conquistas em uma perspectiva latino-americana”, a ser realizado na Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2015.

Os trabalhos deverão ser submetidos em formato de resumo expandido com até 1.300 palavras (ferramenta “contar palavras” do editor de texto) via e-mail para reformadajustica@forumjustica.com.br até o dia 31 de agosto de 2015. Eles devem obedecer a seguinte formatação padrão: editor Word, fonte Calibri com letra tamanho 11, espaço entre linhas de 1,15, margens superior e inferior 2,5 e esquerda e direita 3,0. Abaixo do título e alinhado à direita deve vir uma breve qualificação do(s) autor(es) e e-mail para contato.

Tais trabalhos deverão ter pertinência com os seguintes eixos temáticos:

a)    Sistema de Justiça e política judicial;

b)    Reforma da Justiça e funcionalidade democrática;

c)    Iniciativas inovadoras no Sistema de Justiça de participação popular e garantia de direitos de grupos em situação de vulnerabilidade;

d)    Direitos humanos, cidadania e participação democrática;

e)    Direitos humanos, conflito social e processos de decisão/deliberação;

f)    Legitimação político-filosófica dos direitos humanos.

Os trabalhos serão analisados pela Comissão Científica do Seminário, composta por professores doutores, e aqueles que forem selecionados serão agrupados tendo vista a afinidade existente entre eles.

Para conhecer mais sobre a proposta do Seminário e seus objetivos, clique aqui para acessar o projeto.

Para acceder a la versión en español de la presentación del Seminario, hacer clic.

Em breve poderão ser encontradas mais informações no site do evento, que se encontra em construção.

COMISSÃO ORGANIZADORA

– Alexandre Garrido
– Carolina Vestena
– Felipe Cavaliere
– José Ricardo Cunha
– Rodolfo Noronha