Fórum Justiça

Informe 3ª Atividade Preparatória: Fórum Justiça define a programação do seminário Política Judicial Latino-Americana em uma Perspectiva da Defensoria Pública

30/03/2015

Compartilhe!

Os integrantes do Fórum Justiça estiveram reunidos para definir a programação do seminário Política Judicial Latino-Americana em uma Perspectiva da Defensoria Pública, que será realizado nos dias 7 e 8 de maio no Museu da República, Rio de Janeiro. O encontro foi realizado na Faculdade de Direito da Uerj na última sexta-feira (27).
A programação foi construída a partir das contribuições das duas atividades preparatórias anteriores. “O principal objetivo, durante o evento, é a integração entre os participantes”, explicou a defensora pública do Rio de Janeiro, Rosane Lavigne. Até a própria disposição dos lugares, de forma circular, foi pensada para facilitar o encontro e a troca de ideias.
A abertura do evento, na manhã do dia 7, será um momento para apresentar o Fórum de Justiça, seus principais articuladores e as metas do seminário. Em seguida, será realizado o painel “Política Judicial e Acesso à Justiça na América Latina: a Cúpula Judicial Ibero-Americana e a Funcionalidade Democrática do Sistema de Justiça”. À tarde, a primeira roda de conversa tem como tema o “Modelo de Justiça Integrador: as dimensões de reconhecimento e a interseccionalidade”, que vai refletir sobre o acesso dos diferentes gêneros, etnias, entre outras dimensões, ao Judiciário.
Na manhã do dia 8, a segunda roda de conversa vai tratar do “Modelo de Desenvolvimento e Mecanismos Inovadores de Participação Popular no Sistema de Justiça”. Entre os objetivos, está o levantamento de propostas para a ampliação e a qualificação dos canais de participação no sistema de justiça. Em seguida, será realizada a última roda de conversa: “Campanha Convenção Regional de Acesso à Justiça”. O foco é criar estratégias para a construção da convenção, bem como elencar os temas que devem ser levados para a discussão. A tarde está reservada aos debates para a construção de um documento do seminário.
Também participaram da reunião, a defensora do Rio de Janeiro, Adriana Britto; a integrante da Anadep, Glauce Franco; a representante do Instituto dos Defensores de Direitos Humanos, Jordana Almeida; o secretário executivo do Fórum Justiça, Vinícius Alves; o conselheiro do instituto de pesquisa Direitos e Movimentos Sociais, professor Luiz Otávio Ribas; e a produtora Carla Zorzanelli.
Confira um resumo da programação:
7 de maio
9h – Abertura
10h – Painel: Política Judicial e Acesso à Justiça na América Latina: a Cúpula Judicial Ibero-Americana e a Funcionalidade Democrática do Sistema de Justiça
14h30 – Roda de conversa I: Modelo de Justiça Integrador: as dimensões de reconhecimento e a interseccionalidade
16h30 – Grupos de Trabalho Temáticos
18h – Apresentação dos grupos de trabalho
8 de maio
9h – Roda de conversa II: Modelo de Desenvolvimento e Mecanismos Inovadores de Participação Popular no Sistema de Justiça
11h – Roda de conversa III: Campanha Convenção Regional de Acesso à Justiça
14h30 – Grupos de Trabalho Temáticos
16h – Apresentação do filme Guapiaçu: O Rio de Janeiro em Risco
17h – Plenária e aprovação de documento final
Cristiane Vianna Amaral – Jornalista
MTE 8685

Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy paid course
download xiomi firmware
Download Nulled WordPress Themes
free online course
Titulo Informe 3ª Atividade Preparatória: Fórum Justiça define a programação do seminário Política Judicial Latino-Americana em uma Perspectiva da Defensoria Pública.
Informe 3ª Atividade Preparatória: Fórum Justiça define a programação do seminário Política Judicial Latino-Americana em uma Perspectiva da Defensoria Pública. Disponível em: https://forumjustica.com.br/biblioteca/forum-justica-define-a-programacao-do-seminario-politica-judicial-latino-americana-em-uma-perspectiva-da-defensoria-publica/. Acesso em: 19 abr. 2024.