Reconhecimento, redistribuição e participação popular: por uma política judicial integradora

Fórum Justiça debate “Justiça & Cárcere”

Fórum Justiça debate “Justiça & Cárcere”

23 de outubro de 2015

                      justiça e carcere 2

Na noite de 19 de outubro, o Fórum Justiça realizou a roda de conversa “Justiça & Cárcere”, no Instituto de Desenvolvimento Cultural- IDC, em Porto Alegra-RS. A roda de conversa integrou a X Semana Acadêmica da Faculdade de Filosofia do IDC.

Facilitaram a roda de conversa Carlos Frederico Barcelos Guazzelli, defensor público aposentado, que foi coordenador da Comissão Estadual da Verdade (RS); Carmela Grüne, advogada, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS e  diretora presidente do Jornal Estado de Direito; e Tiago Sansão, estudante de Filosofia do IDC e arte-educador.

Tiago trouxe elementos da “Microfísica do poder” e do “Vigiar e punir” de Michel Foucault, para o debate. Carmela Grüne colocou para a reflexão o valor social da pessoa encarcerada e dos agentes públicos do sistema de justiça. Por sua vez, Guazzelli compartilhou diversos dados sobre o sistema carcerário brasileiro, para demonstrar o quanto a política de encarceramento vigente tem sido ineficaz.

Justiça e CarcereA discussão demonstrou-se rica, com intensa participação dos presentes. Trouxe uma reflexão sobre o papel do sistema de justiça na garantia da dignidade das pessoas que sofrem privação liberdade, questionando a demanda hegemônica de uma sociedade cada vez mais punitiva.